O consumo diário de conteúdo de áudio alcança 84% da população francesa e o rádio se mantém na liderança, com 56% desse volume, sendo 51% ao vivo e 5% em podcasts.
Os dados estão na pesquisa da Médiamétrie, que estuda o consumo de mídia no país europeu.
Quando se trata do consumo exclusivo de rádio na França, 38,7 milhões de pessoas ouvem o meio diariamente, sendo que 9,7 milhões ouvem por dispositivos digitais. Em relação ao ano passado, o número representa um aumento de 357 mil ouvintes digitais.
5,9 milhões de ouvintes franceses escutam rádio em smartphones, 1,5 milhão em smart speakers e 1,4 milhão em computadores.
Atualmente, 77,3% do total do consumo do rádio acontece via ondas terrestres, o que inclui AM/FM analógicos e DAB+ (rádio digital terrestre), que está em expansão. Já 22,7% ouvem via streaming e outros formatos on-line de consumo.
Também nos Estados Unidos, pesquisas recentes apontam o rádio como o preferido entre os americanos.
De acordo com dados do relatório Nielsel Audio Today 2023, o rádio AM/FM atinge mensalmente 91% de todos os americanos com mais de 18 anos, superando TV, smartphones, PCs e tablets. 65% de toda a audição de rádio AM/FM ocorre fora de casa, sendo 44% em carros.