Os aparelhos estilizados pelos artistas baianos Marepe, “Rádio astronauta”, e Bel Borba, “Propagação”, que participaram da Mostra Rádio em Movimento, foram doados ao Museu da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), durante visita de diretores da ABI, na terça-feira (7), à sede da Band Bahia, em Salvador (BA).
Promovida pela ABERT em homenagem aos 100 anos do rádio no Brasil e da Semana de Arte Moderna, a Mostra Rádio em Movimento reuniu 81 aparelhos modelo capelinha, um dos mais populares da década de 1940, personalizados por três artistas de cada estado brasileiro e do Distrito Federal.
A exposição teve a participação das associações estaduais de radiodifusão que escolheram três artistas locais para personalizar as peças com memórias afetivas sobre a importância do rádio em suas vidas.
“A gente recebe essa doação com muita alegria. Ela se refere a um capítulo importante da história da comunicação, que é a história do rádio brasileiro, na qual o rádio baiano tem um protagonismo muito grande”, destacou Ernesto Marques, presidente da ABI.
A votação online para escolha das obras que representaram cada unidade da Federação recebeu mais de 65 mil votos.
O vencedor entre os baianos foi a peça do artista visual Ricardo Franco, com a obra “Asas da imaginação”.
As peças vencedoras integrarão, futuramente, o Memorial da Radiodifusão, a ser lançado na sede da ABERT, em Brasília.