A ABERT, em parceria com as associações estaduais, trabalha para que a venda de aparelhos com FM embutido aumente no Brasil. Mas além do esforço necessário da população para dar preferência a esses celulares, a indústria também tem papel fundamental, já que cabe às marcas a opção por fabricar aparelhos com receptor de rádio FM.
Uma pesquisa da ABERT de 2016 mostra que 100% dos celulares de até R$300 já incluem a opção do rádio FM. Já nos smartphones chamados 'top de linha', o percentual dos modelos equipados com receptor FM fica em 78%. Esse último número é bem maior que o registrado em 2009, quando apenas 30% dos celulares mais caros vendidos no mercado brasileiro eram capazes de receber o sinal de rádio.
“O aumento de celulares com receptor FM é um avanço muito significativo para as emissoras e para o consumidor de rádio, ainda mais agora com o processo de migração do rádio AM/FM em andamento. O ouvinte tem mais um canal para acompanhar notícias, músicas, esportes e serviços, e o mais importante, de graça, sem a necessidade de usar pacote de dados da internet”, afirma o diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik.
A campanha da ABERT “Smart é ter rádio de graça no celular” foi criada no final de 2014 para orientar a população a optar por um aparelho com chip de rádio FM integrado na hora da compra.
A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) também criou um projeto para incentivar a preferência por esses aparelhos, chamada “Radiophone”. O material mostra as vantagens de optar por smartphones com FM integrado, como o baixo consumo de energia e a economia, já que o próprio fone de ouvido funciona como antena e não consome dados.
Os radiodifusores que queiram veicular o jingle em sua programação podem fazer download gratuito aqui.