O tom leve e descontraído dominou o EaD “Rádio na Palma da Mão: Tecnologia, Smartphones e Internet”, que encerrou o ciclo de palestras de 2016 na quarta-feira (23). Durante 1h30, o curso online focou em explicar aos 1.030 participantes como usufruir das novas possibilidades de interação online e mobile a favor do rádio.
O palestrante André Quintão, consultor em mídias sociais, aproveitou para contar um pouco sobre a história do rádio até o momento tecnológico atual e mostrou possibilidades de veicular a programação em diferentes plataformas por meio dos streamings. A importância de ampliar a presença do rádio nas redes sociais, sites e aplicativos foi o assunto de destaque:
“O radiodifusor não tem que enxergar a presença das novas tecnologias como uma competição de quem tem mais ou menos espaço. É preciso aprender a utilizá-las a favor do meio de comunicação e, assim, ampliar o alcance da programação e conquistar ouvintes fiéis”, afirmou Quintão.
Tainá Farfan, coordenadora do Mobilize-se na ABERT, explicou sobre o projeto, as facilidades disponíveis para os radiodifusores e as mudanças que estão por vir. Ao final da apresentação, a palestrante revelou mais um benefício da ABERT para os radiodifusores associados: os cem primeiros que ligarem para a ACCESS, empresa de tecnologia, ganham um streaming gratuito por seis meses.
O moderador do EaD foi Michel Micheleto, diretor executivo da rádio Banda B. Ele aproveitou o tema para compartilhar as experiências de sucesso da sua rádio AM com o ambiente digital. Em um jogo de futebol, Micheleto revelou ter tido mais de 13 mil pessoas escutando simultaneamente a programação pelo aplicativo disponibilizado pelo projeto Mobilize-se.
Quem não conseguiu acompanhar a palestra ao vivo, mas possui cadastro no site do EaD, ainda pode assistir ao curso online. Basta acessar aerp.org.br/ensinoead/
Participantes do EaD "Rádio na Palma da Mão: Tecnologia, Smartphones e Internet"
Mobilize-se: novidades para radiodifusor e ouvinte
O Mobilize-se passou todo o ano em 2016 em processo de mudança. Em 2017, ele ganhará oficialmente o nome de MOBI ABERT e trará melhorias que atendem às tendências mundiais do mercado de publicidade e às demandas dos radiodifusores e ouvintes.
A atualização do aplicativo integrador de rádios contará com novas funcionalidades de interação entre o ouvinte e a rádio, como atalho para Facebook, Twitter, Instagram e Whatsapp da emissora.
Já para os ouvintes, as mudanças vão aparecer principalmente nas opções de customização. Eles poderão criar uma lista de favoritos, acompanhar o que os amigos estão escutando e, até mesmo, escolher a cor que querem usar no aplicativo.
Streamings gratuitos
Os cem streamings disponibilizados pela ABERT para as primeiras rádios que ligarem para a ACCESS são uma oportunidade para as emissoras que nunca tiveram uma experiência com o ambiente digital.
A ABERT quer dar a chance de mostrar, na prática, que os radiodifusores podem ter bons resultados ao expandir o alcance da programação. O serviço disponibilizado tem capacidade para 100 ouvintes simultâneos e 64 Kbps.
Caso o radiodifusor queira aumentar essa capacidade, basta conversar com a empresa responsável. Apenas associados da ABERT ou das associações estaduais podem solicitar o serviço.
Para saber mais e cadastrar sua emissora no Mobilize-se, basta clicar aqui. Para entrar em contato com a ACCESS, ligue para (41) 3329-7686