Pesquisa da Kantar Ibope Media mostra que, em 2017, o rádio foi um dos principais responsáveis pelo crescimento de investimentos no mercado de mídia no Brasil.
No ano passado, o rádio arrecadou R$ 6 bilhões, um crescimento de 24% em relação a 2016, quando foram investidos R$ 4,8 bilhões.
O rádio representa cerca de 4,5% de todo investimento publicitário em meios de comunicação. Em 2016, o percentual era de 3,8%.
No levantamento de 2017, novas cidades forma incluídas no monitoramento: Florianópolis (SC), Goiânia (GO) e Vitória (ES).
“O rádio teve um significativo aumento nos investimento de mídia porque é um veículo de comunicação eficiente, que chega a todos os lugares deste país. Além disso, a migração do rádio AM para o FM estimulou novos investimentos”, avalia o diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik.
A pesquisa monitorou cerca de 700 veículos, contabilizando mais de 84 mil marcas que usaram os meios de comunicação para fazer publicidade. Os números mostram um aumento de 1,4% em relação ao ano anterior, chegando a R$ 134 bilhões em valores publicitários brutos em 2017.