O presidente da Abert, Daniel Slaviero, e os representantes das associações estaduais de radiodifusão se reuniram com o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, na manhã desta quarta-feira, 25, em Brasília.
O encontro foi o primeiro entre as entidades representativas do setor e a nova gestão das Comunicações neste segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.
Também esteve presente na reunião o novo secretário-executivo do MiniCom, Luís Azevedo, que recentemente substituiu Genildo Lins no comando da Secretaria Executiva.
Os radiodifusores apresentaram ao ministro as principais demandas do setor, em especial a migração do rádio AM e a desburocratização dos processos que tramitam no Ministério e na Anatel .
O presidente da Abert, Daniel Slaviero, avaliou positivamente o encontro. Segundo ele, o ministro propôs aos radiodifusores que auxiliem a equipe ministerial a identificar os principais gargalos do setor.
“O ministro Ricardo Berzoini se mostrou disposto a dialogar e a trabalhar inclusive junto às demais pastas do Poder Executivo para que os problemas enfrentados pelo nosso setor possam ser devidamente endereçados e sanados”, afirmou.
MIGRAÇÃO DO AM – Sobre a migração do rádio AM, Berzoini informou que o Tribunal de Contas da União deve aprovar nos próximos dias o preço a ser pago pelas adaptações das outorgas.
A indefinição dos valores é o atual entrave no processo de migração das emissoras de rádio AM.
O valor a ser cobrado será a diferença entre os preços mínimos de outorga em FM e em AM, nos grupos de enquadramento referentes à respectiva localidade.