A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) promoveu o curso de Introdução à Audiodescrição para os profissionais das emissoras associadas.
A ferramenta passará a ser exigida como complemento ao conteúdo audiovisual nas eleições de 2016, e será utilizada tanto na propaganda partidária como nos debates na TV. Com duração de três dias, o curso foi realizado em Florianópolis (SC).
A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento de pessoas com deficiência visual ou intelectual ao conteúdo audiovisual, espetáculos e outros eventos. Pessoas idosas ou com déficit de atenção também são beneficiadas pela ferramenta.
Ministrado pelas audiodescritoras Marcia Caspary e Lívia de Mello Motta, o curso propôs aos profissionais a utilização mais adequada dos recursos de audiodescrição em debates eleitorais.
A ferramenta estará disponível nas cidades catarinenses onde o sinal da TV digital já está implantado. Nas demais regiões, o recurso será oferecido pelos comunicadores que mediarão os debates.
Para o presidente da Acaert, Rubens Olbrisch, além de ser mais uma qualificação aos profissionais das emissoras catarinenses, o curso também atende aos anseios da população. “Esse curso faz parte de um esforço da Acaert em atender uma demanda crescente da sociedade, de oferecer recursos que possibilitem a acessibilidade do maior número de pessoas aos programas e conteúdo das nossas emissoras”, declarou.