Até a próxima quarta-feira (22), empresários e profissionais de rádio e TV de todo o Brasil estarão reunidos em Foz do Iguaçu (PR) para debater o setor, no 26º Congresso Paranaense de Radiodifusão, que este ano tem como tema “Criatividade e Credibilidade”.
Promovido pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (Sert-PR), o encontro teve início na segunda-feira (20), com a presença de presidentes das associações estaduais, do governador do Paraná, Ratinho Junior, além de outras autoridades e personalidades.
Na cerimônia de abertura, o presidente da AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV) e vice-presidente da ABERT, Roberto Cervo Melão, destacou a importância do evento e os desafios do setor.
“O enfrentamento à assimetria regulatória que persiste entre os veículos tradicionais e as gigantes de tecnologia é imperativo. Não é sustentável que os meios de comunicação se sujeitem a uma série de regulamentações rigorosas e as plataformas digitais fiquem livres para operarem em uma esfera bem menos regulamentada. Ressalto que este desequilíbrio prejudica a concorrência, mas não só isso: também ameaça a pluralidade de vozes e a diversidade de conteúdo que são a espinha dorsal de uma sociedade democrática”, afirmou.
O presidente da AERP, Caíque Agustini, ressaltou a unidade dos radiodifusores e o fortalecimento da radiodifusão.
“Tanto o rádio quanto a televisão são muito mais do que um negócio, eles são construtores de pontes. A nossa essência é a emoção e a credibilidade das pessoas que fazem a magia acontecer no dia a dia”, disse Agustini.
Já Ratinho Junior destacou o tema do congresso. “A criatividade é a cara do radiodifusor. É se inventar, se renovar. Este simpósio vai nos dar, cada vez mais, uma visão daquilo que é possível ser feito”, afirmou o governador.
A Congresso da AERP tem ainda a Feira Nacional de Equipamentos, com expositores que apresentam ao público as tendências e novidades do setor.