As emissoras gaúchas de rádio e TV bateram recorde de investimento em ações sociais no ano de 2015, destinando mais de R$ 124 milhões aos projetos. As doações de mídia gratuita feitas pelas emissoras do Rio Grande do Sul estão no Relatório Social da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), lançado em cerimônia na quarta-feira (3), em Porto Alegre (RS).
Nessa 12ª edição do relatório, que corresponde às atividades de 2015, outro número se destacou: o projeto teve a maior adesão de rádios, com 261 emissoras filiadas, enquanto na primeira edição foram apenas 103.
“Este relatório mostra o trabalho realizado pelas emissoras à sociedade e tem relevância principalmente pela questão do El Niño. Esse é o grande momento em que a gente presta contas do nosso trabalho. Ficamos muito satisfeitos com o avanço dos resultados e com a certeza de que se firma como referência para as entidades coirmãs”, destacou o presidente da Agert, Roberto Cervo Melão, ao revelar que o tema dessa edição foi “Mudanças Climáticas – O papel social das emissoras na prevenção de intempéries”.
Entre as ações sociais praticadas pelas emissoras estão os benefícios de hospitais, instituições de caridade e campanhas comunitárias.
De acordo com o presidente da ABERT, Daniel Slaviero, o Relatório da Agert mostra a importância dos veículos de comunicação na formação de uma sociedade bem informada. "A imprensa transparente é aquela que presta contas à sociedade, que esclarece o tema para ajudar a comunidade a entender o que acontece ao seu redor. Essa é a importância de uma imprensa livre, protagonista e atuante", disse.
Para participar da próxima edição, as emissoras interessadas precisam apurar os dados e enviar para a Agert no início de 2017 pelo email
Mais informações pelos telefones (51) 8421 4423 ou (51) 3212 2200.