O advogado e especialista em Direito Empresarial Rafael Menin Soriano foi eleito, na quarta-feira (7), presidente da Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER).
Gerente jurídico do Grupo Globo e membro do Conselho de Administração das Edições Globo-Condé Nast, Soriano dará prosseguimento à gestão do biênio 2018-2020, ao substituir Fábio Gallo, que deixou o mercado editorial para se dedicar ao ramo da tecnologia.
Durante a reunião em São Paulo (SP), a ANER elegeu também Ermindo Cecchetto Neto, diretor de Mercado da Editora Abril, para o Conselho Diretor da Associação.
No discurso de posse, Soriano elogiou o trabalho de Fábio Gallo na defesa da indústria brasileira de comunicação – em particular do segmento de revistas – e das liberdades de expressão e de imprensa e destacou que “a hiperinformação digital, acompanhada pela desinformação espalhada nas redes sociais por grupos ou pessoas interessadas em desestabilizar a democracia, ameaça não apenas os princípios de uma sociedade livre, mas também coloca em risco o bem-estar e a prosperidade do país”.
“As revistas têm um papel fundamental para a superação de todos esses desafios. Por suas características, essas publicações estão muito próximas do jornalismo minucioso, investigativo e especializado ou segmentado. As revistas são, na prática, guardiões e multiplicadores do ‘conhecimento certificado’, tão desejado pelos leitores e anunciantes”, disse o novo presidente da ANER.