A TV analógica já não faz mais parte do cotidiano dos pernambucanos. Desde o primeiro minuto desta quinta-feira (27), os telespectadores do Recife e de outras 13 cidades assistem televisão apenas com o sinal digital.
Agora, cerca de 1,2 milhão de domicílios, aproximadamente 3,8 milhões de moradores destas cidades, têm TV em alta definição, com uma imagem mais nítida, livre de ruídos e chuviscos.
Nos próximos 30 dias, as emissoras de TV deverão transmitir uma cartela fixa com a mensagem de alerta de que o desligamento analógico já ocorreu e informando os telespectadores sobre como sintonizar o canal digital.
De acordo com a pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência e divulgada na segunda-feira (24), o percentual de residências digitalizadas atingiu 92%, número suficiente para o desligamento do sinal analógico de TV na região. O percentual alcançado em Pernambuco até a data prevista para o desligamento foi o mais alto entre as localidades que passaram pela transição do analógico para o digital.
Goiás e Distrito Federal também obtiveram 92% de residências com sinal digital, no entanto, estas localidades tiveram que escalonar o desligamento do sinal.
Cerca de 525 mil kits gratuitos dos 610 mil previstos já foram entregues às famílias pernambucanas de baixa renda cadastradas em programas sociais do governo federal. Para a gerente regional da Seja Digital, Neilza Buarque, a mobilização de todos os envolvidos foi fundamental para o alcance do número desejado. “ O trabalho junto aos municípios e à população foi muito bem feito. A campanha de comunicação foi fantástica para alertar sobre o fim do sinal analógico. E tudo isso fez com que os pernambucanos ficassem preparados para receber o novo sinal.” disse.
Nos últimos finais de semana, as ações da Patrulha Digital e dos feirões foram intensificadas. Alunos do SENAI, orientados por técnicos da TV Globo, visitaram as casas da região a ser desligada, orientando os moradores na instalação de antenas, cabos e conversores digitais. Nos feirões digitais, as promoções levaram a população não beneficiária dos programas sociais a comprar televisores com valores acessíveis e em parcelas mensais.
A representante da Seja Digital em Pernambuco afirmou que as entregas dos kits continuarão até que 100% das famílias recebam os equipamentos.
Para quem ainda não retirou os kits, é preciso fazer a solicitação pelo telefone 147 ou pelo site www.sejadigital.com.br
Próximas cidades
As regiões metropolitanas de Salvador (BA) e Fortaleza (CE) são as próximas que terão o sinal analógico de TV desligado, marcado para 27 de setembro.
Segundo dados do Ibope Inteligência, em Salvador e nos 19 municípios baianos, 85% dos lares já estão aptos a receber o sinal digital. Em 24 de julho, 49% dos 527 mil kits digitais gratuitos haviam sido entregues.
Já em Fortaleza e nas 14 cidades da região metropolitana, a pesquisa apontou que 73% dos domicílios estão prontos para a chegada do novo sinal. Apenas 19% dos 607 mil kits foram entregues.