A TV digital está chegando a região metropolitana do Recife (PE). Com o desligamento do sinal analógico previsto para 26 de julho, nesta semana começaram os agendamentos para entrega dos kits gratuitos contendo antena externa, conversor digital, controle remoto, cabos e conectores, às famílias cadastradas em programas sociais do governo federal (Pronatec, Luz para Todos, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, etc).
A empresa Seja Digital, responsável pelo processo de digitalização da TV em todo o país, registrou, até o momento, 275 mil solicitações de kits. Esse número é equivalente a 45% do previsto para distribuição na cidade. Ao todo, 607 mil kits serão destinados para a população de baixa renda da região metropolitana da capital pernambucana.
O diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik, alerta para a importância de a população se preparar para a chegada do sinal digital. "Para continuar garantindo o acesso à programação da TV aberta em HDTV, a única a oferecer serviços, notícias e entretenimento gratuitos, a população precisa adaptar o aparelho de tubo, mais antigo, com conversor e antena digital. Já os televisores de tela fina, mais modernos, precisam apenas da antena externa. O processo de digitalização é muito importante para a modernização da TV brasileira, que oferecerá mais qualidade de áudio e vídeo", afirma.
Os agendamentos podem ser feitos pelo site http://www.sejadigital.com.br/home, ou pelo telefone 147.
As próximas cidades que terão o fim das transmissões analógicas ainda este ano são: Fortaleza (CE) e Salvador (BA) em setembro; Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) em outubro; interior de São Paulo e Belo Horizonte (MG) em novembro.