As geradoras de televisão do Distrito Federal e entorno e do município de Rio Verde, em Goiás, começam a veicular a partir desta quarta-feira, 8, avisos sobre o desligamento do sinal analógico de TV.
O anúncio foi feito em entrevista coletiva à Imprensa da qual participaram o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, o presidente da Anatel, João Rezende, e o presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), Rodrigo Zerbone.
A campanha obrigatória sobre o switch off está prevista na Portaria MC nº 3205/2014, que determina a veiculação de avisos um ano antes da implantação definitiva do sinal digital em cada região.
Os avisos serão divulgados por meio de uma logomarca com o símbolo da televisão analógica, que será exibida no canto superior direito ou esquerdo da tela (em caso de sobreposição com o logotipo da emissora), e de tarjas pretas com texto fixo ao pé da tela.
Dois meses antes da data prevista para o desligamento, haverá uma indicação fixa com a contagem regressiva para o desligamento no alto da tela, para lembrar ao telespectador sobre a proximidade do desligamento do sinal analógico.
O logotipo da campanha é dinâmico: na tela, surge uma letra “A”, e, depois, forma-se a palavra “Analógico”. Já a tarja preta ao pé da tela traz informações sobre o canal digital correspondente; as centrais de informação para tirar dúvidas (telefone 147 e site www.vocenatvdigital.com.br”); e a disponibilidade da programação somente em canal digital quando concluída a contagem regressiva para o desligamento.
Para orientar as emissoras no cumprimento das regras, a Abert disponibilizou em seu site um manual elaborado pela Agência Nacional de Telecomunicações sobre as ações obrigatórias de divulgação e as logomarcas com o símbolo da TV analógica (acesse aqui).
O manual reúne indicações da portaria MC nº 3.205/2014; a marca de identificação da transmissão analógica e sua forma de aplicação na tela; sugestões de textos para a comunicação em tarja fixa e tarja em movimento (crawl), e o cronograma de inserções (Portaria nº 481/2014)
CRONOGRAMA – Neste ano, as emissoras de São Paulo (maio), Minas Gerais (junho), Goiânia (agosto) e Rio de Janeiro (novembro) começarão a veicular os avisos sobre o switch off analógico (veja aqui o cronograma).
A central de atendimento telefônico 147 e o site www.vocenatvdigital.com.br já estão disponíveis para tirar dúvidas dos telespectadores.