O futuro ministro da Educação Renato Janine será um dos debatedores no “Seminário 2015: Liberdade de expressão e seus limites”. Promovido pelo Instituto Palavra Aberta e pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da Universidade de São Paulo – OBCOM/USP, o seminário tem como objetivo aprofundar os debates em torno dos desafios da liberdade de expressão. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de maio, em São Paulo.
Renato Janine estará ao lado do professor e jornalista Eugênio Bucci e da mestre em História Social Beatriz Kushinir no painel: “Em 2015: Liberdade de Expressão e seus limites – Suis-je Charlie Hebdo?”.
A segunda mesa terá o tema “Desafio da defesa cotidiana da Liberdade de Expressão” e contará com a presença do advogado e professor de Direito Gustavo Binenbojm, do cientista político Fernando Schuler e do diretor de Conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour.
Já o painel “Liberdade de Expressão: polêmicas, conflitos, intolerância e pluralidade” contará com a participação dos historiadores Elias Thomé Saliba e Maria Luiza Tucci Camargo, e do procurado Regional da República do Ministério Público Federal, Marcelo Moscogliato.
O seminário também incentivará os trabalhos acadêmicos relacionados ao tema. No segundo dia do evento ocorrerão debates sobre os trabalhos selecionados. Os alunos deverão inscrever suas obras até o dia 15 de abril no site www.obcom-usp.com.br. Os selecionados para apresentação serão conhecidos no dia 30 de abril.
As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas no site www.palavraaberta.org.br.