Notícias

    RJ intensifica preparação para desligamento da TV analógica

    Faltando menos de dois meses para o desligamento do sinal analógico de TV no Rio de Janeiro e em outros 18 municípios do estado, marcado para 25 de outubro, foram anunciadas, nesta quinta-feira (3), ações para garantir que a população esteja preparada para receber a TV digital. Faltando menos de dois meses para o desligamento do sinal analógico de TV no Rio de Janeiro e em outros 18 municípios do estado, marcado para 25 de outubro, foram anunciadas, nesta quinta-feira (3), ações para garantir que a população esteja preparada para receber a TV digital. 

    A ABERT, a Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado do Rio de Janeiro (AERJ), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Seja Digital (empresa responsável pelo desligamento do sinal analógico de TV no Brasil) lançaram a contagem regressiva para o desligamento e fizeram uma aula inaugural da Patrulha Digital. 

    O presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, ressaltou que esse é um momento histórico para o Brasil. 

    “Estamos promovendo o desligamento do sinal analógico com muito sucesso e para isso a parceria com o Senai é fundamental. Ganhamos capilaridade para poder ir a todas as residências e dar auxílio às pessoas na conversão de seus aparelhos de TV”, disse Tonet.

    A aula inaugural capacitou 200 instrutores do Senai, que treinarão 20 mil alunos de cursos de formação profissional para as instruções que serão dadas aos moradores sobre a mudança do sinal analógico para o digital. 

    As emissoras locais  já estão veiculando tarjas e alertas sobre o fim das transmissões analógicas. Para que o desligamento aconteça, pelo menos 90% dos domicílios devem estar aptos a receber o sinal digital de TV aberta e terrestre.

    Cerca de 1,2 milhão de kits gratuitos, com antena digital, conversor, controle remoto e cabos, estão sendo distribuídos gratuitamente para famílias do Rio de Janeiro beneficiárias de programas sociais do governo federal. 

    “Esse é um grande projeto de inclusão, já que além do aumento da qualidade de imagem e som na televisão, também acarretará uma melhoria no serviço de internet móvel”, destacou o presidente da Seja Digital, Antonio Carlos Martelletto.

    Em 2017, 360 cidades brasileiras devem passar pela migração definitiva para o sinal digital. A TV analógica já foi desligada nas regiões de Brasília (DF), São Paulo (SP), Goiânia (GO), Rio Verde (GO) e Recife (PE). Todas contaram com a ação da Patrulha Digital.

    Também participaram do evento Daruiz Paranhos, presidente da AERJ, Carlos Fernando Gross, vice-presidente da Firjan, André Dias e Eduardo Ferreira, diretores da TV Globo, Rodolfo Schneider, diretor do Grupo Bandeirantes, e políticos locais.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar