O conselheiro da Anatel, Rodrigo Zerbone, foi indicado pelo presidente da Agência, João Rezende, para presidir o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV, o Gired, com o consequente desligamento dos canais de televisão analógicos.
O grupo será composto por representantes da Anatel, do Ministério das Comunicações, de todas as empresas vencedoras da licitação de 700 MHz e, em mesmo número, por representantes de entidades ligadas aos radiodifusores.
Caberão a Zerbone as decisões sobre a limpeza da faixa de 700 MHz, já que o Gired terá como tarefas disciplinar e fiscalizar a implantação do processo de redistribuição de canais de TV e RTV, buscar as soluções para os problemas de possíveis interferências prejudiciais ao sistema de radiocomunicação, entre a televisão digital e a telefonia celular e acompanhar os procedimentos operacionais da Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD).
O Gired ficará responsável também pelo acompanhamento dos cronogramas estabelecidos para o desligamento da TV analógica; a coordenação de processos e ofertas de subsídios que permitam ao Conselho Diretor da Anatel dirimir eventuais conflitos que venham a ocorrer nos procedimentos relativos às atividades da EAD.
O grupo terá ainda que definir a forma de tratamento dos equipamentos recolhidos pela EAD, bem como propor critérios de utilização do saldo de recursos remanescentes.