Após um torcedor ser impedido de entrar no Estádio Roberto Santos Garcia, em Balneário Camboriú (SC), por estar portando um rádio Micro System, a Polícia Militar de Santa Catarina informou que o uso dos rádios de pilha durante as partidas do campeonato de futebol não está proibido.
A informação da PM foi uma resposta ao pedido de esclarecimento da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), preocupada com a possibilidade de proibição do uso do radinho durante os jogos de futebol.
A PM afirma que a restrição somente é aplicada para os rádios de grande porte que levam pilhas. O Micro System é um modelo de dimensões maiores que o normal. A preocupação dos órgãos de segurança é que as pilhas sejam arremessadas e possam atingir outros torcedores e até os jogadores. A PM afirmou que as regras para o uso do rádio serão passadas a todos os batalhões e também aos torcedores.
Para o presidente da ACAERT, Rubens Olbrisch, os esclarecimentos da PM foram importantes, já que a população está acostumada a ouvir o rádio durante os jogos de futebol. “O rádio cumpre um papel importante nos jogos, mas não se limita aos 90 minutos da partida. O rádio presta informações importantes de trânsito, horários de ônibus e orientações aos torcedores”, disse.