A criação da "Semana Estadual de Educação Midiática", na rede pública de ensino de São Paulo, está a um passo de virar realidade.
Aprovado na semana passada pela Assembleia Legislativa de São Paulo, o Projeto de Lei 45/22 prevê que escolas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da rede pública incentivem debates e ações durante a semana comemorativa que deve acontecer na última semana de outubro, mesmo período em que a iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) já ocorre.
A presidente do Instituto Palavra Aberta, Patricia Blanco, que desenvolve o programa EducaMídia e tem como um dos focos a formação de professores e educadores em educação midiática por todo o Brasil, está confiante na sanção do governador Tarcísio de Freitas.
“Participamos ativamente de todo o processo de construção dessa proposta, que teve a Unesco MIL Alliance ao nosso lado durante todo este tempo. Precisamos preparar os alunos e a população em geral para os novos letramentos demandados pelas novas mídias, que incluem o acesso e análise crítica do ambiente informacional em todos os seus formatos, dos impressos aos digitais, proporcionando a criação e produção ativa e responsável de conteúdos e uma cultura participativa e colaborativa”, destaca Blanco.