Com a estreia do sinal digital da TV Acre, afiliada à Globo, nesta quinta-feira (26), em Rio Branco, todas as capitais brasileiras passam a ter sinal de pelo menos uma emissora de TV digital.
O diretor da TV, Ricardo Mendes, ressalta a importância desta mudança: “o estado do Acre está ganhando a tecnologia nova de se fazer televisão, uma maneira nova de se assistir, uma maneira nova de se anunciar”.
O gerente técnico da emissora, Adriano Oliveira, chama atenção para os investimentos e para a necessidade de profissionais qualificados: “o público já verifica a grande mudança de qualidade da TV digital para a analógica, mas sabemos que tem um preço, que tem um grande custo, e sabemos que os profissionais estão sendo treinados para manter a qualidade”.
De acordo com nota do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), a população com acesso ao sinal da TV digital já chega a 43.041.964 habitantes. Ainda segundo o Fórum SBTVD, os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo já contam com mais de 70% de seus municípios atendidos pelo sinal digital de pelo menos uma emissora.
Na sexta-feira (27), será a vez da TV Rondônia, que passará a emitir oficialmente o sinal digital gratuito para Porto Velho, que já está coberta pelo sinal digital de três emissoras: a TV Candelária, afiliada à Record, a Record News e a TV Rede Vida.
Assessoria de Comunicação da Abert