Notícias

    Smartphones com FM são preferência entre os americanos

    Uma nova pesquisa mostra que a presença do rádio FM nos smartphones continua aumentando. De acordo com levantamento realizado pela Pilot nos Estados Unidos, a venda de celulares com recepção ativa de FM cresceu 46%, 12% a mais que o trimestre anterior.

    Outro dado mostra que a venda de aparelhos com chip FM desativado entre os americanos caiu de 62% para 49%. Apesar de a compra desses aparelhos ser superior ao dos que possuem recepção ativa de FM, o momento é positivo para a radiodifusão, já que, nos EUA, a Apple é a empresa que domina o mercado e se recusa a ativar o chip FM nos iPhones.

    Esse cenário pode ter sido influenciado por um movimento para que a Apple ative a recepção de FM nos iPhones, que possuem o chip, porém, inativo. A Samsung já aderiu à campanha e liberou a recepção do sinal nos novos modelos da marca Galaxy "S7" e "S7 Edge".

    E o Brasil?

    A ABERT também trabalha para que a venda de aparelhos com FM embutido aumente no Brasil. A campanha “Smart é ter rádio de graça no celular” foi criada no final de 2014 para orientar a população a optar por um aparelho com chip de rádio FM integrado na hora da compra. A mesma campanha busca sensibilizar a indústria a fabricar aparelhos com receptor de rádio FM.

    Uma pesquisa da ABERT de 2016 mostra que apenas 8% dos aparelhos celulares à venda no mercado brasileiro já vêm com chip de rádio FM integrado. Nos celulares até R$ 300, esse índice chega a 100%.

    A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) também criou uma campanha “Exija celular com rádio”, que incentiva a preferência por esses aparelhos. O material mostra as vantagens de optar por smartphones com FM integrado, como o baixo consumo de energia e a economia, já que o próprio fone de ouvido funciona como antena e não consome dados.

    Opção para todos os smartphones: Mobilize-se!

    A audiência de rádio pela internet também tem crescido. O alcance potencial dos radiodifusores que expandem sua programação para o ambiente mobile chegou a mais da metade da população brasileira. Isso porque uma pesquisa divulgada recentemente pela Kantar Worldpanel Comtech mostra que 57% da população brasileira usa smartphones. Em um ano, o uso desses aparelhos aumentou quase 10%.

    O dado comprova que, apesar da interação da mídia tradicional com as novas plataformas ser um grande desafio para os radiodifusores, ampliar as formas de veicular a programação para as novas mídias é um grande passo para quem quer se destacar ainda mais no mercado.

    O Mobilize-se foi criado para auxiliar as rádios na adaptação às novas tendências e se tornou o maior projeto de inclusão mobile digital de rádios brasileiras. Ele é composto por três iniciativas: o integrador de rádios, os apps exclusivos para as emissoras e o Portal Mobilize-se Play.

    O integrador ABERT é um aplicativo que pode ser baixado em smartphones pelo qual o ouvinte pode escutar rádios de todo o Brasil. A rádio que entrar no Mobilize-se e solicitar o app exclusivo já passa automaticamente a fazer parte do integrador e do Portal Mobilize-se Play.

    Para saber mais sobre o projeto, acesse aqui ou ligue 0800 940 2104.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar