Os altos custos e as dificuldades técnicas, principalmente no que diz respeito à instalação do sinal de TV digital no interior do país, são alguns dos obstáculos a serem superados na implementação da nova tecnologia. Esses e outros assuntos serão debatidos por engenheiros e especialistas no SET Centro-Oeste, que ocorre em Brasília nesta terça e quarta-feira, dias 16 e 17 de outubro, em Brasília.
O SET Centro-Oeste é um seminário organizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) em parceria com a Empresa Brasil de Comunicações do Distrito Federal (EBC/DF) e terá como tema principal Tecnologia de Televisão - Gerenciamento, Produção, Transmissão, Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia. Interatividade, Mobilidade. O evento será realizado no Espaço Cultural Renato Guerreiro, na Sede da Anatel (SAUS Qd. 6 bloco C). A entrada é restrita a associados à SET.
Ao todo serão 22 painéis durante os dois dias. A abertura terá a participação do superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel, Marconi Maia, que falará sobre a atuação técnica da agência; e do assessor da Secretaria de Telecomunicações do Minicom, Flávio Lenz, que abordará o apagão analógico no Brasil e em outros países.
As alternativas para a redução de custos na implantação do novo padrão de TV serão apresentadas pela representante da Hitachi Kokusai Linear, Vanessa Lima. Já os principais desafios técnicos relacionados à instalação e operação de rede da TV Digital serão debatidos por Daniel Korgabe, da Agilent. Ele mostrará um roteiro de testes recomendados para a validação e diagnóstico de qualidade e desempenho de transmissores.
Fabrizio Reis, da Screen Service do Brasil, fará palestra sobre os principais obstáculos para a interiorização do sinal, apresentando cases práticos e análises sobre as limitações e possibilidades de tecnologias e soluções de SFN, satélite, re-uso de freqüências, canais virtuais e parâmetros de transmissão.
A necessidade de a TV consolidar-se como líder de um ambiente multiplataformas e de convergência por meio da interatividade será o tema do painel TV Digital: quem será o dono da interatividade?, a ser ministrado pelo professor da Universidade Católica de Brasília, Alexandre Kieling. Para ele, o segmento que dominar a interatividade deverá ser o novo “dono” dos cofres da indústria audiovisual.
A oportunidades e os desafios do rádio na era da convergência digital também serão discutidos no SET Centro-Oeste, com a participação do consultor de mídia da Apoio Técnico José Cláudio Barbedo. Outro assunto na pauta do evento será o funcionamento e os novos modelos de negócio da publicidade na TV digital. O coordenador do Núcleo de Multimídia da TV Escola do Ministério da Educação, Rafael Gonçales Carneiro, é o convidado para falar sobre o tema.
Conheça a programação completa do evento aqui.
Assessoria de Comunicação da Abert