A TV Globo e a NHK, emissora pública do Japão, realizaram uma demonstração ao vivo da tecnologia 8k, que oferece 16 vezes mais resolução que o HD.
O teste foi na última segunda-feira, 23, durante o jogo Brasil e Camarões. A ultra-high definition (UHDTV) foi demonstrada em uma sessão experimental para estudantes, jornalistas, professores e engenheiros, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro.
A NHK é líder mundial no desenvolvimento da tecnologia. A previsão é que as primeiras transmissões do 8k comecem em 2016 no Japão, e a tecnologia esteja disponível no mercado japonês em 2020.
A tecnologia atual, HD, tem 1.920 pixels na horizontal e 1.080 na vertical. Na 8K são 7.680 e 4.320, o que permite ao telespectador ver com perfeição detalhes de cada imagem. O som também melhora significativamente: é capturado em 22.2 canais, contra os atuais 5.1.
A captação dos jogos feita pela NHK utiliza três câmeras 8K e duas 4K. Já o transporte do sinal 8K até o local de exibição é responsabilidade da NTT (Nippon Telegraph and Telephone Corporation), utilizando uma rede de fibra ótica da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).
Durante a Copa, três jogos serão transmitidos com a tecnologia, em caráter experimental e apenas para televisores instalados em um shopping no Rio de Janeiro.
Com informações do Portal G1