A ABERT lançou, nesta terça-feira (22), o terceiro volume da trilogia "TV Tupi: Do Tamanho do Brasil". A data lembra o aniversário da Telenovela Brasileira, um dos produtos culturais brasileiros de maior exportação mundial. Em 21 de dezembro de 1951 foi ao ar "Sua Vida Me Pertence", primeira telenovela, que teve como diretor, autor e protagonista Walter Forster, ao lado de Vida Alves, Lia de Aguiar e Lima Duarte, na TV Tupi de São Paulo.
A versão digital está disponível para download gratuito no site memoria.abert.org.br.
Nesta edição, "A Implantação das Cores, a Cassação e o Legado da TV Pioneira", os jornalistas e pesquisadores Elmo Francfort, também coordenador do Memória ABERT, e Mauricio Viel contam sobre a última década da história da TV Tupi, assim como as contribuições que a emissora deixou para a TV brasileira.
O prefácio é da atriz Eva Wilma, presente na emissora por três décadas, protagonizando sucessos como "Alô, Doçura!", "Mulheres de Areia", "A Viagem", "Meu Pé de Laranja Lima", "O Direito de Nascer" e "Maria Nazaré", última novela da Tupi, que, apesar da gravação de 65 cenas, não foi ao ar. Para ela, “a TV Tupi é uma história de amor que jamais esqueceremos".
A trilogia faz parte do Projeto TV ANO 70, lançado pela ABERT em homenagem às sete décadas da televisão aberta brasileira, comemoradas em 18 de setembro.
Além da versão digital do livro, foram lançados o portal Memória ABERT e o Memorial da TV Aberta Brasileira, incluído pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), no Cadastro Nacional de Museus (CNM), nos Sistemas Culturais (SNIIC/MinC) e no Registro dos Museus Ibero-Americanos do Programa Ibermuseus.
Para visitar o Memorial, basta acessar https://memoria.abert.org.br/exposicao-virtual/