As eleições de 2020 se aproximam e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traçou uma estratégia para combater a disseminação de notícias falsas durante o período. Desde outubro passado, o TSE tenta conscientizar os cerca de 145 milhões de eleitores que irão às urnas para escolher prefeitos e vereadores, por meio de vídeos para TV e spots para veiculação pelas rádios.
A ABERT é parceira do Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, que recebeu apoio de 40 instituições, entre veículos de imprensa, provedores de internet, agências de checagem e partidos políticos.
A cada mês, novo conteúdo é publicado. Foram produzidos cinco vídeos com duração de 1’30’’, que tratam das atribuições de prefeitos e vereadores, fiscalização da gestão municipal, entre outros. A série foi batizada de Minuto da Checagem. Também são gradualmente divulgados spots, em versões de 30’ e 15’, sobre notícias falsas e sobre a necessidade de checagem de informações antes do compartilhamento.
Atualmente, a terceira edição do Minuto da Checagem está no ar. Em foco, a necessidade de conferir a data das notícias, sob pena de compartilhar informações que podem até ser verdadeiras, mas estão desatualizadas ou fora de contexto.
O material está disponível para veiculação gratuita e pode ser replicado por todas as emissoras de rádio e TV que queiram divulgar a iniciativa.
Na página eletrônica do TSE, um variado conteúdo sobre o processo eleitoral de 2020 foi disponibilizado. Para saber mais, acesse www.tse.jus.br