A constante enxurrada de informações falsas publicadas em redes sociais levou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a criar uma campanha educativa para que os eleitores entendam o processo pelo qual os governantes são escolhidos. No ano que vem, 145 milhões de brasileiros elegerão os prefeitos e vereadores de suas cidades.
Desde outubro, o TSE veicula vídeos, spots de rádio e filmetes para redes sociais, esclarecendo temas como as funções desempenhadas por cada cargo, regularização da situação eleitoral e ainda formas de fiscalizar o trabalho dos políticos. O material ensina também a diferenciar verdades de boatos e desmistifica informações indevidamente compartilhadas.
De acordo com a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, “são sérios e graves os danos que a desinformação pode causar à imagem e à credibilidade da Justiça Eleitoral, à execução das atividades a ela incumbidas e aos atores envolvidos”. A ministra ressalta que a “Corte Eleitoral tem atuado firmemente dentro dos limites de suas atribuições para reduzir os impactos causados por esse fenômeno”.
A ABERT apoia a iniciativa do TSE e é uma das 40 instituições parceiras do Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, que recebeu a adesão de segmentos da imprensa, provedores de internet, agências de checagem e partidos políticos.
A veiculação é gratuita e o conteúdo está disponível na página www.tse.jus.br