A expectativa é grande a um mês do switch off da televisão analógica na cidade goiana de Rio Verde, marcado para o dia 15 de fevereiro.
A experiência servirá para a elaboração de um novo cronograma de TV digital pelo Ministério das Comunicações.
O desligamento na cidade-piloto, previsto para 29 de novembro do ano passado, precisou ser adiado, já que o percentual de 93% dos domicílios aptos a receber o sinal digital não foi atingido.
Até o final de janeiro, o MiniCom deve divulgar as novas datas. Em 2016, o desligamento provavelmente ocorrerá também em Brasília e nos 11 municípios do entorno da capital federal pertencentes a Goiás e Minas Gerais.
As capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, previstas no calendário original, não deverão ter o desligamento este ano. As eleições municipais, as Olimpíadas e as dificuldades para atingir a meta de 93% são os motivos das mudanças.
Brasília permanece porque não há eleição municipal e o switch off na capital, previsto para acontecer em abril deste ano, será adiado para outubro, após a realização dos Jogos Olímpicos.
O novo calendário levará em conta os recursos disponíveis para a digitalização, a necessidade de entrega da frequência adquirida pelas empresas de telecomunicações na data combinada e a capacidade de recepção do sinal digital pela porcentagem mínima, determinada pelo MiniCom, de residências aptas a receber a programação.
O ministro André Figueiredo disse que a partir do desligamento em Brasília, o governo poderá garantir a previsão de desligamento total até 2018.