Desde que teve início a chegada da TV digital no Brasil, em março de 2016, a Seja Digital, empresa responsável pela digitalização da TV no país, vem realizando ações de mobilização social com o objetivo de informar e orientar a população sobre a recepção e sintonia do novo sinal. Mais de 650 cidades que passaram ou estão em processo de desligamento analógico já receberam os mutirões da TV digital.
Em dois anos e oito meses, foram entregues cerca de 12 milhões de kits digitais às famílias de baixa renda incluídas em programas sociais do governo federal, como, por exemplo, o Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e Luz Para Todos.
Para que nenhum brasileiro fique sem o novo sinal, os mutirões foram intensificados. Além do agendamento para retirada dos kits digitais, os moradores recebem a visita de alunos voluntários do SENAI, que auxiliam na instalação do conversor e da antena. Até agora, cerca de 300 mil alunos foram treinados e participam da Patrulha Digital, percorrendo os bairros das cidades.
Os moradores têm, ainda, a oportunidade de participar dos feirões que, em parceria com lojistas, oferecem aparelhos e equipamentos a preços promocionais.
O Brasil fechará 2018 com 1.378 cidades recebendo apenas o sinal digital, beneficiando quase 130 milhões de brasileiros. Todas as capitais já tiveram o sinal analógico desligado. As outras 4,2 mil cidades continuarão com sinal digital e analógico até 2023.
Vídeos gratuitos alertam sobre desligamento
Desde o início da digitalização do sinal de TV, a ABERT oferece uma série de vídeos sobre o desligamento da TV analógica que ajudam as emissoras a cumprir as determinações do MCTIC e alertar a população sobre o processo.
As emissoras de TV podem veicular, gratuitamente, na programação, cinco vídeos que explicam o que deve ser feito para que a TV aberta, única a oferecer ao telespectador notícias, serviços e entretenimentos gratuitos, tenha o sinal digital, com melhor qualidade de imagem e áudio (clique aqui para baixar).
Sinal digital chega a 620 cidades em novembro
Nos primeiros segundos do dia 29 de novembro, outras 620 cidades de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul terão apenas o sinal digital de TV.
Cerca de 13 milhões de pessoas serão beneficiadas com um sinal de TV aberta mais nítido, livre de ruídos e com qualidade de áudio superior.