Os feirões digitais realizados nas capitais dos estados do Norte e Nordeste, que terão o sinal analógico desligado em 30 de maio, estão batendo recorde de vendas de televisores e kits digitais.
Em Maceió (AL), no primeiro dia do evento todos os itens com preços promocionais, foram vendidos.
Em João Pessoa (PB) e Manaus (AM) os estoques com os kits digitais, que contém cabo, antena e conversor se esgotaram em poucas horas.
Na capital de Sergipe, Aracajú, mais de 20 mil equipamentos vendidos em apenas um dia. O diretor de Projetos Especiais da TV Globo, André Dias, acompanha todos os feirões digitais. Segundo ele, a alegria dos comerciantes é tão grande que os preços promocionais irão continuar mesmo após o evento.
“ O Feirão Digital faz tanto sucesso que os lojistas dizem que irão dar continuidade a preços e condições especiais durante os próximos dias”, disse.
Paralelamente aos feirões, alunos voluntários do SENAI, que fazem parte da Patrulha Digital, estão percorrendo todas as localidades, auxiliando os moradores na instalação do conversor e sintonização do canal digital.
A população cadastrada em programas sociais do governo federal, como por exemplo o Minha Casa Minha Vida, Luz para Todos e Bolsa Família, tem direito a receber gratuitamente o kit digital, composto por cabos, antenas e conversor. Para agendar a retirada do equipamento basta ligar para o número 147.
Cerca de 12 milhões de pessoas das cidades de Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Teresina (PI), Manaus (AM), Belém (PA) e municípios vizinhos, deverão receber o sinal digital de televisão aberta, com imagens e áudio de melhor qualidade e livre de interferências.
Para o fim das transmissões analógicas, uma pesquisa a ser divulgada nos próximos dias confirmará se pelo menos 90% dos domicílios estão preparados para receber o novo sinal. O índice está determinado na portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).