Mais de 20 empresários de rádio e televisão de países das três Américas participaram da reunião do Conselho Diretor da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), nos dias 14 e 15, em Brasília.
O Brasil foi escolhido como sede do encontro semestral e a ABERT, parceira institucional da AIR, organizou e participou das delegações de radiodifusores e especialistas do setor.
Durante a reunião, foi aprovado o lançamento de uma campanha mundial para promover a ativação do chip FM em telefones celulares.
Especialistas do setor de radiodifusão, como o engenheiro Mario Maniewicz, indicado para o cargo de diretor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT), apresentaram as experiências dos vários países com os novos dispositivos para a recepção de conteúdo de rádio e televisão.
As violações à liberdade de expressão, bem como o contexto de violência e criminalização contra jornalistas e meios de comunicação também foram debatidos no encontro, que adotou resoluções sobre a questão no Peru, Venezuela, Nicarágua e México.
O Conselho Diretor da AIR aprovou ainda uma declaração contra a proliferação de notícias falsas e de conteúdo enganoso, disseminados, na maioria das vezes, por meio de redes sociais e plataformas digitais.
A reunião foi comandada pelo presidente da AIR, José Luis Saca e contou com a participação do diretor geral Juan Andrés Lerena, além do presidente da ABERT e do Comitê Jurídico da AIR, Paulo Tonet Camargo, do vice-presidente da AIR, Flávio Lara Resende, e do membro do Conselho Diretor da AIR, Roberto Franco.
Grupo Executivo da AIR é recebido pelo presidente Temer
O presidente Michel Temer recebeu para um almoço, na segunda-feira (14), o grupo executivo da AIR. Durante a reunião, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, foram abordados temas como a importância do respeito à liberdade de expressão e o desenvolvimento de novas tecnologias para rádio e televisão, como a implantação da TV digital no Brasil.
Participaram do encontro o presidente da AIR, José Luis Saca, o vice, Emilio Nassar, o vice-presidente Tesoureiro, Gustavo Guzman Stone, além do diretor geral, Juan Andrés Lerena, do vice-presidente Secretário, Flavio Lara Resende, do presidente da ABERT e do Comitê Legal da AIR, Paulo Tonet Camargo, e do membro do Conselho da AIR, Roberto Franco.