Os moradores de Campo Grande e Terenos, em Mato Grosso do Sul, beneficiários dos programas sociais do governo federal, como Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e Luz para Todos, por exemplo, poderão ganhar R$ 2 mil em prêmios, ao instalarem o kit digital de TV. Para participar do sorteio, promovido pela Seja Digital, entidade responsável pela digitalização da TV no Brasil, as famílias devem retirar o kit digital nos postos de distribuição, fazer a instalação e, quando o novo sinal estiver funcionando, um código aparecerá na tela da TV.
Esse código deverá ser cadastrado no site: www.sejadigital.com.br/concorra ou pelo telefone 147. O valor do prêmio será creditado no cartão pré-pago. A iniciativa quer estimular a instalação dos kits digitais pelas famílias sul-matogrossenses. Os sorteios serão realizados quinzenalmente até o desligamento do sinal analógico de TV, previsto para 14 de agosto nas duas cidades.
Norte e Nordeste
Na próxima quarta-feira (30), cerca de 12 milhões de moradores de 91 cidades das regiões Norte e Nordeste deverão ter o sinal analógico de TV desligado. A partir dos primeiros segundos do dia 31, os moradores de Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Teresina (PI), Manaus (AM), Belém (PA) e municípios vizinhos deverão receber o sinal digital de televisão aberta, com imagens e áudio de melhor qualidade e livre de interferências.
Para o desligamento efetivamente ocorrer, 90% dos domicílios devem estar aptos para receber o sinal digital de TV aberta. O índice está determinado na portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Pesquisa divulgada no início da próxima semana mostrará se o índice foi alcançado.
Patrulha Digital
Estudantes voluntários do SENAI de todo o país estão sendo capacitados para instalar os kits digitais. Eles percorrem as casas, ajudando as famílias na instalação do conversor, da antena e a sintonizar o canal de TV. O agendamento pode ser feito pelo 147. No último fim de semana, as ações para ajudar a população a se preparar para o novo sinal foram intensificadas nas capitais nordestinas. Em João Pessoa, a Patrulha Digital instalou os equipamentos e televisores que foram doados para asilos, orfanatos, hospitais e população carente. De acordo com o diretor de Projetos Especiais da TV Globo, André Dias, a maior preocupação é que a população não seja prejudicada com o fim das transmissões analógicas. “ Vamos trabalhar até que 100% dos moradores tenham acesso à TV aberta digital, única a oferecer notícias, serviços e entretenimento gratuitos”, disse ele.
Patrulinha Digital
Crianças e adolescentes agora fazem parte da Patrulinha Digital e também vão ajudar a população das regiões Norte e Nordeste a compreender o processo de digitalização da TV. A Patrulinha já passou por Belém (PA) e Maceió (AL).