Cerca de 8 milhões de moradores de 80 cidades brasileiras começaram a assistir, nos primeiros segundos desta quinta-feira (6), à programação da TV aberta com o sinal digital, etapa que deve estar concluída até o dia 9 de janeiro de 2019.
Este é considerado um momento histórico para o processo de desligamento do sinal analógico, que teve início em março de 2016 e o cronograma cumprido de acordo com o que foi projetado pelo Gired (grupo responsável pela digitalização da TV no Brasil).
Quase 14 milhões de kits digitais, compostos por conversores, cabos e antenas, foram distribuídos para as famílias de baixa renda, inscritas em programas sociais do governo federal.
Nesta última etapa, em 10 cidades da Paraíba, 19 da Bahia e duas de Minas Gerais (região de Uberaba), o sinal digital já é exclusivo desde o dia 6 de dezembro.
Em 13 cidades de Santa Catarina, 3 de Pernambuco (região de Caruaru), 9 do Rio Grande do Sul, 5 de Minas Gerais (região de Uberlândia e Juiz de Fora) e 5 do Maranhão, o desligamento do sinal analógico começou à meia noite da quarta-feira (5) e vai até o dia 17 de dezembro, sem a necessidade de novas pesquisas.
Já em 6 cidades do Mato Grosso do Sul, 3 de Minas Gerais (região de Governador Valadares), duas de Pernambuco (região de Petrolina) e uma cidade do Pará, Piauí e Rio Grande do Norte, o sinal analógico também começou a ser desligado à meia noite de quarta-feira (5) e vai até 9 de janeiro, sem a necessidade de novas pesquisas.
Pesquisa Ibope divulgada na terça-feira (4), pelo Gired, mostrou que os municípios que não atingiram o percentual mínimo de 90% de domicílios aptos a receber o sinal digital de TV aberta, estão perto da meta. Por isso, segundo o presidente do Gired, Leonardo Euler de Morais “é muito provável que o percentual desejado seja alcançado em poucos dias”, disse ele durante reunião do Gired.
Com a última etapa de desligamento, o Brasil fecha 2018 com 1.378 cidades recebendo apenas o sinal digital, totalizando quase 130 milhões de pessoas. Todas as capitais já estão assistindo à programação digital da TV aberta. As outras 4,2 mil cidades continuarão com sinal digital e analógico até 2023.