Para celebrar o Dia Mundial do Rádio, em 13 de fevereiro, a ABERT se uniu à UNESCO no Brasil para incentivar as mais de 2,4 mil emissoras de rádios associadas a comemorar a data por meio de atividades, eventos, e transmissões especiais.
A UNESCO criou um site especial, onde as rádios de todo o mundo podem registrar o que farão para celebrar o Dia Mundial do Rádio. O site está disponível nas línguas oficiais das Nações Unidas (espanhol, inglês, francês, árabe, russo e chinês). Mais de 100 eventos já foram registrados na plataforma. As rádios também podem veicular gratuitamente o spot produzido pela UNESCO (disponível em português aqui).
Neste ano, o tema “O Rádio é Você!” defende a importância da participação das comunidades nas emissoras de rádio por meio de entrevistas e fóruns de ouvintes, por exemplo.
"É uma tentativa de aproximação do público com o rádio para que ele se sinta, de fato, refletido no que é transmitido, de modo que o rádio seja uma voz da população”, afirma o coordenador de Comunicação e Informação da UNESCO no Brasil, Adauto Soares.
O diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik, reafirma a força e a pluralidade do veículo de comunicação de maior alcance do mundo. Lembra ainda do papel fundamental que o rádio desempenha nas situações de emergência e socorro humanitário.
“O rádio em breve completará 100 anos no Brasil e é um meio que sempre está se adaptando às novas tecnologias e se reinventando para continuar com o seu amplo alcance, capaz de chegar a comunidades distantes, conectar pessoas, compartilhar conhecimento e informação, ajudar as populações em momentos de risco e fortalecer a compreensão sobre os diferentes temas”, diz Antonik.
O Dia Mundial do Rádio foi instituído pela Conferência Geral da UNESCO e comemorado pela primeira vez em 2012. Os temas igualdade de gênero, participação da juventude e o rádio em situações de emergência e desastre foram abordados nas comemorações anteriores.No site oficial do Dia Mundial do Rádio de 2017, é possível registrar e acessar conteúdos e recursos exclusivos http://www.worldradioday.org/
Mais informações:
UNESCO
Ana Lúcia Guimarães,
Fabiana Pullen,