Os desafios do desligamento do sinal analógico em Brasília e a instalação de antenas e conversores digitais foram os principais pontos abordados na solenidade de abertura das atividades da Patrulha Digital, nesta quarta-feira (19), no SENAI de Taguatinga (DF).
“Brasília nasceu como uma cidade singular, diferente, e será a primeira capital a deixar o sinal analógico para ter o sinal digital. Vocês terão oportunidade de trabalho nesse processo e estão ajudando o Brasil a dar um salto tecnológico”, disse o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, aos cerca de mil alunos voluntários do SENAI. Eles formarão os grupos de apoio que vão ajudar na instalação dos kits para TV digital em Brasília e nas nove cidades do entorno do DF que terão o sinal analógico desligado em 26 de outubro.
Rollemberg destacou o compromisso do governo com o desligamento da TV analógica em Brasília. “Hoje estamos dando um passo em direção ao futuro, vocês são parte disso, e nós, do governo do Distrito Federal, faremos a nossa parte”, concluiu.
Para o presidente da ABERT, Daniel Slaviero, Brasília será o “grande teste”. “Agora, em 2016, teremos o apagão da TV analógica. Passar por um desafio complexo como este, sem que a população perca seu principal meio de comunicação, é complexo. Gostaria de fazer um pedido ao governador para que toda conta de água e luz venha com um aviso sobre o desligamento”, sugeriu Slaviero.
A importância do trabalho dos alunos voluntários foi ressaltada nos discursos. "Vocês terão o privilégio de entrar na casa das pessoas e fazer com que elas enxerguem um novo mundo, que é a televisão digital", disse o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo, Paulo Tonet Camargo. Já o presidente do GIRED (Grupo de transição da TV analógica para a digital), Rodrigo Zerbone, destacou a oportunidade dos voluntários de fazer com que Brasília tenha “uma experiência bem sucedida e sirva de exemplo para todo o Brasil”.
Patrulha Digital
Durante dois dias os alunos voluntários terão aulas práticas e teóricas com técnicos e engenheiros da TV Globo e do próprio SENAI sobre a instalação de antenas, conversores e amplificadores de sinal.
No fim de semana (21 e 22 de maio), grupos de alunos participarão da patrulha digital, percorrendo as ruas de Ceilândia e Taguatinga para orientar os moradores sobre a TV digital.
370 mil conversores já começaram a ser distribuídos gratuitamente para famílias de baixa renda em Brasília e nas nove cidades do entorno: Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. Apenas em Brasília, serão 212 mil.