A remuneração pelo uso do conteúdo jornalístico pelas gigantes de tecnologia, a chegada da Inteligência Artificial, o panorama da radiodifusão no Brasil e na Espanha e o convite para participação no 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio y Televisión foram alguns dos temas da extensa agenda de visitas do presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e do diretor geral Cristiano Lobato Flôres, durante a semana, em Madri (Espanha).
Promovido pela ABERT, o evento internacional será realizado na Casa de América, no dia 4 de dezembro, e reunirá empresários e profissionais de radiodifusão, além de renomados especialistas e autoridades públicas dos dois países.
Na segunda-feira (30) pela manhã, Lara Resende e Lobato Flôres se encontraram com o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro. Os representantes da ABERT agradeceram o apoio institucional da Embaixada brasileira ao evento. Também participaram da reunião, a assessora Comercial da Embaixada, Liuska de Lima, e o chefe do Conselho Comercial, Flávio Bettarello. Na sequência, o encontro foi com o secretário-geral de Telecomunicações da Espanha, Matias González.
Na Fundação Conselho Espanha-Brasil, a reunião com a diretora Berta Fuertes e com a vice-diretora Vega Yubero tratou dos detalhes do painel sobre colaboração público-privada entre os dois países.
Na visita aos estúdios da Rádio Marca, uma das emissoras do grupo de comunicação espanhol que reúne jornais e rádios voltados para o esporte, os representantes da ABERT conversaram com o diretor de jornalismo, Juan Ignacio Gallardo, sobre a indústria de rádio espanhola, o acesso gratuito das rádios nos eventos desportivos, e a participação do rádio no bolo publicitário espanhol, atualmente em 8%. Em seguida, eles visitaram o grupo de comunicação Atresmedia, presente no mercado de rádio, televisão e cinema.
Na terça-feira (31), em visita à COPE, uma das maiores redes de rádio da Espanha, o diretor de Comunicação Global, Jacobo Menéndez Represa, também confirmou participação no evento da ABERT.
A um mês do 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio y Televisión, Lara Resende e Lobato Flôres foram recebidos pelo diretor geral da Casa de América, embaixador Enrique Ojeda, para uma reunião sobre os últimos detalhes do evento.
Na agência de notícias Europa Press, o presidente executivo Asís Martín Cabiedes elogiou a programação do seminário da ABERT e confirmou participação, ressaltando a preocupação com o uso do conteúdo jornalístico pelas gigantes de tecnologia, que deverá ser agravado em tempos de inteligência artificial.
As dificuldades nas negociações com as big techs na Espanha e a importância da valorização do jornalismo profissional foram pauta do encontro com a presidente da Agência EFE, Gabriela Cañas, e com a diretora de Estratégia, Soledad Martín. A EFE, uma das quatro maiores agências de notícias do mundo, é outra presença confirmada no evento da ABERT.
O 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio y Televisión tem o apoio institucional da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX), Embaixada do Brasil na Espanha, Casa de América e Fundação Conselho Espanha-Brasil.