A remuneração pelo uso do conteúdo jornalístico pelas gigantes de tecnologia, a chegada da Inteligência Artificial, o panorama da radiodifusão no Brasil e na Espanha e o convite para participação no 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio y Televisión foram alguns dos temas da extensa agenda de visitas do presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e do diretor geral Cristiano Lobato Flôres, durante a semana, em Madri (Espanha).
Promovido pela ABERT, o evento internacional será realizado na Casa de América, no dia 4 de dezembro, e reunirá empresários e profissionais de radiodifusão, além de renomados especialistas e autoridades públicas dos dois países.
Na segunda-feira (30) pela manhã, Lara Resende e Lobato Flôres se encontraram com o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro. Os representantes da ABERT agradeceram o apoio institucional da Embaixada brasileira ao evento. Também participaram da reunião, a assessora Comercial da Embaixada, Liuska de Lima, e o chefe do Conselho Comercial, Flávio Bettarello. Na sequência, o encontro foi com o secretário-geral de Telecomunicações da Espanha, Matias González.
Na Fundação Conselho Espanha-Brasil, a reunião com a diretora Berta Fuertes e com a vice-diretora Vega Yubero tratou dos detalhes do painel sobre colaboração público-privada entre os dois países.
Na visita aos estúdios da Rádio Marca, uma das emissoras do grupo de comunicação espanhol que reúne jornais e rádios voltados para o esporte, os representantes da ABERT conversaram com o diretor de jornalismo, Juan Ignacio Gallardo, sobre a indústria de rádio espanhola, o acesso gratuito das rádios nos eventos desportivos, e a participação do rádio no bolo publicitário espanhol, atualmente em 8%. Em seguida, eles visitaram o grupo de comunicação Atresmedia, presente no mercado de rádio, televisão e cinema.
Na terça-feira (31), em visita à COPE, uma das maiores redes de rádio da Espanha, o diretor de Comunicação Global, Jacobo Menéndez Represa, também confirmou participação no evento da ABERT.
Na agência de notícias Europa Press, o presidente executivo Asís Martín Cabiedes elogiou a programação do seminário da ABERT e confirmou participação, ressaltando a preocupação com o uso do conteúdo jornalístico pelas gigantes de tecnologia, que deverá ser agravado em tempos de inteligência artificial.
A um mês do 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio y Televisión, Lara Resende e Lobato Flôres foram recebidos pelo diretor geral da Casa de América, embaixador Enrique Ojeda, para uma reunião sobre os últimos detalhes do evento.
As dificuldades nas negociações com as big techs na Espanha e a importância da valorização do jornalismo profissional foram pauta do encontro com a presidente da Agência EFE, Gabriela Cañas, e com a diretora de Estratégia, Soledad Martín. A EFE, uma das quatro maiores agências de notícias do mundo, é outra presença confirmada no evento da ABERT.
O 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio y Televisión tem o apoio institucional da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX), Embaixada do Brasil na Espanha, Casa de América, Fundação Conselho Espanha-Brasil e da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR).