Com temas de grande interesse dos profissionais ligados à gestão dos meios de comunicação em áreas como redação, tecnologia, comercial e marketing, começa nesta segunda- feira, 20, o 9° Congresso Brasileiro de Jornais, o maior evento da indústria jornalística do Brasil. O encontro vai até terça-feira (21), no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo.
O evento reúne, a cada dois anos, cerca de 700 empresários e profissionais de todo o Brasil. Neste ano, o tema do encontro será "Jornalismo e inovação - construindo novos modelos de negócios". A presidente da Associação Nacional de Jornais, Judith Brito, abrirá o evento, às 9h.
Durante o congresso, serão abordados temas relacionados à publicidade, internet, jornalismo, liberdade de expressão, tributação, autorregulamentação, conteúdos digitais, inovação e a busca de novos modelos de negócios.
Para Judith, que encerra dois mandatos na presidência da entidade, as empresas jornalísticas e outras envolvidas nesse segmento da comunicação vivem um momento de muitos questionamentos, mas, mais do que isto, um momento desafiador, devido às novas tecnologias que têm se instalado.
Entre os palestrantes estão Eugênio Bucci, professor-doutor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) , Carlos Eduardo Lins da Silva, presidente do Projor, que ocupou os cargos de diretor-adjunto de redação, secretário de redação e ombudsman da Folha de S. Paulo; Marta Gleich, diretora de redação de Zero Hora e dos jornais do Grupo RBS no Rio Grande do Sul e Pedro Dória, editor-executivo de plataformas digitais e colunista do jornal O Globo.
A primeira palestra do 9º CBJ, cujo tema é "Construindo novos modelos de negócios", será conduzido pelo gerente geral do Departamento de Serviço de Notícias do The New York Times (NYT), Michael Greenspon, e moderado pelo ex-diretor-presidente do Grupo Estado, Sílvio Genesini. Ele vai falar sobre o novo modelo de negócios do The New York Times, o "paywall poroso”, que lhe deu uma base de 450 mil assinaturas digitais, aproximadamente, e a manutenção de receita com base em 50% de assinaturas e 50% de publicidade, quando antes, no impresso, a proporção era de 30%.
A programação traz ainda uma exposição em que fornecedores da indústria jornalística apresentam suas empresas e novidades em produtos e serviços.
As inscrições estão esgotadas.Para saber sobre o evento visite: http://cbj.anj.org.br/index.html
Assessoria de Comunicação da Abert