O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma campanha no rádio e na televisão para alertar eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições. Composta de um vídeo e um spot, ambos de 30 segundos, a iniciativa tem o apoio da ABERT (Baixe material, aqui).
Quem estiver nesta situação e não procurar um cartório eleitoral até o próximo dia 25 terá o seu título cancelado. De acordo com o TSE, a adesão das emissoras associadas é fundamental para que a informação possa chegar às mais de 1,5 milhão de pessoas em situação irregular.
Para se ter ideia, até o último dia 25, somente 1,4%, (um total de 20.860) dos eleitores enquadrados nessa condição haviam regularizado sua situação perante à Justiça Eleitoral. O TSE explica que não será expedido qualquer tipo de notificação ao eleitor sobre a situação de seu título.
O eleitor que não regularizar a sua situação eleitoral sofre uma série de restrições, entre elas, não poderá ser candidato a cargo eletivo, tirar passaporte, ser empossado em cargo púbico e nem se matricular em instituição de ensino público.
A campanha tem o conceito “Voto Limpo”, o mesmo utilizado na Campanha de Esclarecimento ao Eleitor nas eleições municipais do ano passado e traz, inclusive, os mesmos personagens da campanha anterior.
Para ficar em dia com a Justiça Eleitoral, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral até o dia 25 de abril portando documento oficial com foto, título eleitoral, comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.
Assessoria de Comunicação da Abert com informações do TSE