Notícias

    Abert aprova veto à lei do direito de resposta, mas questiona artigos prejudiciais aos veículos de comunicação

    Em nota divulgada na quinta-feira (12), a Abert disse que a presidente Dilma Rousseff acertou ao vetar o artigo da nova lei do direito de resposta (13.188/2015), que previa que a pessoa ofendida por publicação pudesse responder pessoalmente no rádio ou na TV.

    A Associação já havia manifestado preocupações com a manutenção deste trecho no projeto de lei. De acordo com a Abert, o artigo poderia “inviabilizar o trabalho dos veículos de comunicação, limitando a atividade jornalística e ameaçando o princípio da liberdade de imprensa”.

    Em sua justificativa para o veto, a presidente Dilma disse que "ao não definir critérios para a participação pessoal do ofendido, o dispositivo poderia desvirtuar o exercício do direito de resposta ou retificação”.

    Na nota, a Abert considera que a nova lei ainda possui dispositivos inconstitucionais por criar um rito especial para o trâmite dos processos e não permitir ao veículo de comunicação tempo hábil para exercer o direito ao contraditório e à ampla defesa. A entidade afirmou também que está estudando as medidas judiciais cabíveis.

    Para acessar a nota na íntegra, clique aqui.

    O que muda

    A Lei 13.188/2015 prevê que a pessoa que se sentir ofendida por notícias publicadas nos veículos de comunicação tem 60 dias para solicitar o direito de resposta diretamente ao órgão de imprensa ou à pessoa jurídica responsável. A resposta deverá ser publicada gratuita e proporcionalmente ao tamanho da notícia que ofendeu o requerente em até sete dias após o pedido, caso contrário, o solicitante pode recorrer à Justiça, que tem 30 dias para a decisão. A lei regulamenta o direito de resposta para pessoas ou empresas em revistas, jornais, rádios, TVs e internet.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar