Brasília, 20 de julho de 2014.
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) condena as ameaças cometidas contra uma equipe da TV Globo, no interior do Maranhão, na última quinta-feira, 17.
Um repórter e um cinegrafista da emissora foram cercados por sete homens no município de Anapurus, a 284 quilômetros de São Luís. Eles sofreram ameaças e tiveram uma câmera roubada.
A equipe estava na cidade para apurar denúncias sobre esquema de contratação de obras superfaturadas em nome de laranjas. A reportagem vai ao ar neste domingo, 20, no programa Fantástico.
A polícia não descarta a hipótese de crime premeditado, pois nenhum outro pertence foi roubado dos profissionais. Um policial militar suspeito foi preso.
Preocupa-nos ações criminosas que buscam impedir a livre atuação da imprensa na investigação de fatos de interesse público. Pedimos às autoridades que apurem o caso e punam seus autores, a fim de que se assegure a plena liberdade de imprensa e o amplo acesso dos cidadãos a informações.
DANIEL PIMENTEL SLAVIERO
Presidente
A ABERT é uma organização fundada em 1962, que representa 3 mil emissoras privadas de rádio e televisão no país, e tem por missão a defesa da vigência da liberdade de expressão em todas as suas formas.