A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) manifesta repúdio à detenção do cinegrafista Jackson Rodrigues, da TV Band Amazonas, por policiais militares, nesta quinta-feira, 27, no bairro Cachoeirinha, Zona Centro-Sul de Manaus.
O profissional trabalhava na cobertura de uma operação policial, quando foi agredido e impedido de dar continuidade ao registro da ação.
Antes de ser detido, o cinegrafista foi empurrado e agredido no pescoço, mesmo sem demonstrar qualquer resistência. De acordo com testemunhas e com as imagens gravadas pelo próprio cinegrafista, Rodrigues trabalhava respeitando o limite da faixa de segurança do local. Ele sofreu escoriações na boca e no punho, devido à queda que sofreu.
O profissional e os demais repórteres que cobriam a ação ainda foram ameaçados.
A conduta dos policiais teve o objetivo claro de intimidar o profissional de comunicação e impedir a realização de seu trabalho. Esse tipo de atitude deve ser rechaçada em respeito ao direito de acesso à informação.
Cabe à Corregedoria da Polícia Militar investigar as circunstâncias e adotar as punições cabíveis para que fatos como esse não se repitam.
DANIEL SLAVIERO
Presidente
A ABERT é uma organização fundada em 1962, que representa 3 mil emissoras privadas de rádio e televisão no país, e tem por missão a defesa da vigência da liberdade de expressão em todas as suas formas.