O grupo de trabalho formado por engenheiros do Minicom (Ministério das Comunicações), da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) e de emissoras concluiu, neste mês de fevereiro, o replanejamento dos canais primários de televisão na faixa de UHF (canais do 14 ao 51), destinada ao funcionamento da TV digital.
Até abril, o grupo deve finalizar o pareamento dos canais secundários. Neste caso, falta concluir a canalização apenas de alguns estados das regiões Norte e Nordeste e no Mato Grosso do Sul.
As reuniões de trabalho para a canalização da TV digital tiveram início em março do ano passado, e a Anatel já realizou as consultas públicas em todos as regiões do país.
Os estudos de custos para a realocação dos canais ainda estão em fase de análise pelo governo, assim como o cronograma de desligamento do sinal analógico. Apesar da indefinição, o ressarcimento pela mudança de frequência deve ser definido com o leilão da faixa de 700 MHz para a banda larga móvel, previsto para agosto.
Assessoria de Comunicação da Abert