Com o objetivo de facilitar a relação comercial entre as empresas de comunicação, empresas de publicidade e anunciante, e também auxiliar no cumprimento das regras do mercado publicitário, o Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) lançou o livro “Compliance e Proposições Éticas na Autorregulação da Publicidade”.
Segundo o presidente do CENP, Caio Barsotti, afirmou que a ideia de fazer uma publicação completa e abrangente sobre as Normas-Padrão da Atividade Publicitária surgiu durante as reuniões com Conselho Executivo do órgão.
“Nos dias de hoje, executivos e dirigentes não podem comprometer as relações de suas empresas, e as suas próprias, por desconhecimento da legislação e normas de autorregulação. Isso é verdade também vale para o mercado publicitário: anunciantes, agências e veículos precisam conhecer mais e melhor o conceito de compliance aplicado à atividade e foi isso que fizemos”, disse Barsotti.
O presidente do CENP acredita que o conceito de compliance vai dar mais segurança para a atuação dos agentes no mercado publicitário.
“ Esse conceito significa maior segurança e estabilidade para todos que atuam nesta área , principalmente no momento em que cresce a responsabilidade das empresas, fato reforçado pela recente aprovação da Lei 12.846/13, a chamada Lei da Empresa Limpa, que estende à pessoa jurídica eventuais infrações de seus funcionários”.
O livro tem versões em inglês e espanhol, será amplamente distribuído ao mercado, para as auditorias independentes e também será encartado na íntegra na próxima edição da CENP em Revista. Pode ainda ser baixado gratuitamente no site do CENP - www.cenp.com.br.
Assessoria de Comunicação da Abert