Numa iniciativa da ABERT, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), técnicos do Sistema Mosaico vão percorrer as principais cidades brasileiras durante o mês de agosto, para explicar o funcionamento da plataforma e tirar dúvidas dos radiodifusores sobre o seu uso.
Desde o início do ano, a ABERT tem promovido encontros em todo o país para que o radiodifusor conheça melhor o sistema.
De maneira didática, o gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão, Yroá Robledo Ferreira, e o coordenador de Regulamentação Técnica, Thiago Aguiar Soares, ambos da Anatel, explicam como a ferramenta pode simplificar a vida das emissoras de rádio e TV.
O Mosaico é uma ferramenta desenvolvida pela Anatel que automatiza o processo das solicitações de inclusão de canais e licenciamento de estações de radiodifusão.
Implantado no final de 2016, o sistema permite, entre os vários benefícios, que todo o processo que tramita na Anatel seja transparente, célere, eficiente e de fácil manuseio para o usuário.
Segundo a Anatel, a ferramenta representa um ganho de 95% no tempo de resposta para o radiodifusor, já que a análise é feita simultaneamente pelas áreas jurídica e técnica, o que minimiza erros e exigências. Os prazos processuais são controlados pelo próprio sistema.
O acesso ao Mosaico é possível a partir de qualquer terminal fixo ou móvel e o interessado pode consultar a situação de seu processo, bem como receber notificações para que sejam tomadas as providências necessárias.
Após o preenchimento de um cadastro prévio, a emissora pode enviar toda a documentação online, dispensando qualquer envio para a Anatel por meio físico.
Conheça algumas datas já confirmadas para a apresentação do Sistema Mosaico em agosto:
dia 7 – curso online para todo o Brasil
dia 8 – Porto Alegre (RS)
dia 14 – Belo Horizonte (MG)
dia 15 – Salvador (BA)
dia 16 – Recife (PE)
dia 29 – Rio de Janeiro (RJ)
dia 30 – Goiânia (GO)