Com o uso intenso dos celulares e smartphones, a ABERT acredita ser fundamental que as emissoras de rádio FM estejam presentes nos aparelhos móveis. Em 2014, a Associação lançou a campanha “Smart é ter rádio de graça no celular”, que incentiva a população a optar por um aparelho com chip FM na hora da compra e busca sensibilizar a indústria a fabricar aparelhos com receptor de rádio FM. Outra grande vantagem é o ouvinte poder escutar sua rádio favorita pelo celular, sem o uso de dados da internet.
Uma pesquisa realizada no final de 2016 pela ABERT mostra que 100% dos celulares de até R$ 300 já vêm com rádio FM. Já nos smartphones acima deste valor, o percentual dos modelos equipados com receptor FM fica em 76%: dos 235 celulares à venda no mercado, 179 possuem rádio FM integrado.
Campanha Radiophone
A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) também criou uma campanha para incentivar o rádio embutido no celular, chamada "Radiophone". O material mostra as vantagens de optar por smartphones com FM embutido, como o baixo consumo de energia e a economia, já que o próprio fone de ouvido funciona como antena e não consome dados. Para o presidente da AERP, Alexandre Barros, é importante lembrar que o futuro do rádio está no sinal livre, universal e gratuito.
A AERP lançou recentemente a segunda etapa da campanha, com apoio de artistas da música nacional, como a dupla Henrique e Diego, Naiara Azevedo, Maria Cecilia e Rodolfo, Zé Neto e Cristiano e João Bosco e Vinícius.
As peças podem ser divulgadas gratuitamente na programação das rádios. Para baixar os spots clique aqui.