Notícias

    ABERT participa da apresentação da TV 3.0  

    A abertura do evento de apresentação e debate sobre a TV 3.0, realizado pelo Ministério das Comunicações (MCom) e pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), aconteceu nesta quarta-feira (3), em Brasília. Durante dois dias, engenheiros e técnicos em tecnologia do Fórum SBTVD farão demonstrações e responderão a questionamentos sobre a nova geração de TV digital.

    Em discurso, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, ressaltou a necessidade de evolução no serviço de radiodifusão e pontuou que o apoio dos órgãos reguladores é fundamental nesse processo.  

    “Aproveito para reforçar ao Ministério das Comunicações e à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) sobre a importância da preservação de espectro e do andamento dos estudos de novas faixas de frequência para a radiodifusão, fundamental não apenas para a nova geração de televisão se tornar uma realidade, como também para a expansão e fortalecimento da radiodifusão. O setor já endereçou formalmente essa necessidade e, portanto, esperamos que os estudos sobre as faixas avancem e que os órgãos reguladores aqui presentes consigam dar o melhor encaminhamento possível a essa política pública, que conta com esforços conjuntos do governo federal, do setor privado e da academia”, afirmou Lara Resende.
    O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou que o processo de transição entre a TV 2.0 e a TV 3.0 será semelhante à forma que ocorreu com a mudança do sinal analógico para o digital, “mas é com essa experiência e visão de futuro que a evolução ocorrerá”. Ele lembrou ainda os benefícios que a nova tecnologia trará para toda a sociedade.

    O novo padrão tecnológico de TV deverá revolucionar a experiência do telespectador. A navegação será mais interativa, passando a ser feita por meio de aplicativos, o que permitirá que os canais ofereçam, além do que já é transmitido ao vivo por sinal aberto, conteúdos adicionais sob demanda, com integração com a internet, como, por exemplo, programas, séries e jogos. Além disso, será possível ter a recepção de áudio de alta qualidade e de imagens mais realistas, em Ultra High Definition (UHD), que pode chegar a 4K e 8K.

    Também participaram do evento, o presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), Raymundo Barros, o secretário de Comunicação Social Eletrônica do MCom, Wilson Wellisch, além de radiodifusores e presidentes de associações estaduais de radiodifusão.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar