O I Seminario Ibero-Brasileño de Radio y Televisión, mais um evento internacional promovido pela ABERT, já tem data definida: será no dia 4 de dezembro, em Madri (Espanha).
A data foi confirmada na terça-feira (4), durante reunião do presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e do diretor geral, Cristiano Lobato Flôres, com o embaixador Enrique Ojeda, da Casa de América, local que receberá radiodifusores, profissionais do rádio e da TV e autoridades políticas dos dois países.
“Após o sucesso do 1º Seminário Luso-Brasileiro de Radiodifusão, que a ABERT realizou em fevereiro, em Lisboa (Portugal), a Espanha sediará o novo evento. Na pauta, estarão temas setoriais comuns do Brasil e da Espanha, assim como de outros países da União Europeia, como, por exemplo, os efeitos da assimetria regulatória entre a radiodifusão e as gigantes de tecnologia, com uma regulamentação similar à prevista no Projeto de Lei das Fake News”, afirma Lara Resende.
A programação será divulgada em breve.
Agenda de convites em Madri
Ao longo da semana, Lara Resende e Lobato Flôres cumpriram uma agenda de visitas em Madri para convidar representantes da radiodifusão espanhola e autoridades do país ibérico para o evento.
Os números do rádio e da TV brasileiros e os efeitos da assimetria regulatória foram pauta da reunião com o presidente da AERC (Asociación Española de Radio Comercial), Ignacio Soto, que também é diretor executivo da Radio Priza.
O encontro teve ainda a participação do diplomata da Embaixada do Brasil na Espanha, Flávio Bettarello, e de Cláudia Melo.
Também o presidente da UTECA (Unión de Televisiones Comerciales en Abierto) e presidente de Publicidade da Atresmedia – grupo formado pelas principais emissoras de TV da Espanha – Eduardo Olano, recebeu o convite da ABERT para participação nos painéis do evento.
Já na Embaixada do Brasil na Espanha, Lara Resende e Lobato Flôres foram recebidos pelo embaixador Orlando Leite Ribeiro. Eles discutiram a estrutura do seminário, que conta com o apoio da Embaixada.
Na visita ao Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha, o convite para participar do seminário foi feito ao embaixador espanhol Carlos Abella y de Aristegui, que também é secretário geral da Fundação Conselho Espanha-Brasil (FCEB), e ao diretor geral do Ministério, Guillermo Escribano.
“Foram reuniões muito positivas e a receptividade não poderia ter sido melhor. Brasil e Espanha estarão reunidos em grandes debates em prol de uma radiodifusão mais forte e competitiva”, concluiu Lara Resende.