Notícias

    Abert registra 24 casos de violência a jornalistas e vandalismos contra veículos de emissoras

    A Abert registrou em seu relatório para a liberdade de imprensa 10 casos de agressões e ameaças a jornalistas e 14 atos de vandalismo contra veículos de emissoras durante protestos realizados em diversas cidades brasileiras, nas duas últimas semanas.

    O caso mais recente ocorreu na quarta-feira, 3, em Cosmópolis, São Paulo. Um cinegrafista da Record ficou ferido e teve sua câmera destruída durante protestos na rodovia Professor Zeferino Vaz.

    No dia 27 de junho, um grupo de manifestantes incendiou um carro da TV Diário e depredou um veículo da TV Jangadeiros, afiliada da Band, durante protestos em Fortaleza, Ceará.

    Já em Goiânia, no dia 24, três carros de reportagem de emissoras foram atacados dois da TV Anhanguera, afiliada a Rede Globo, e um da TV Serra Dourada, retransmissora do SBT. Os manifestantes usaram extintores e pedras para quebrar os vidros dos carros. Um grupo também jogou pedras na sede da emissora afiliada do SBT.

    A Abert repudiou os atos de vandalismo e as agressões a jornalistas. Para o presidente da entidade, Daniel Slaviero, “a violência contra a imprensa parte de grupos minoritários incapazes de conviver em um ambiente democrático, com liberdade de imprensa”.

    De acordo com Slaviero, é paradoxal que haja essa reação contra a mídia quando se sabe que é por meio dela que o cidadão se informa sobre as questões de seu interesse e pode assumir posições e estabelecer discussões e até mobilizar outras pessoas para cobrar mudanças.

    “As reivindicações que lemos nos milhares de cartazes carregados nas manifestações fazem parte das pautas diárias da mídia, corrupção, má qualidade dos serviços públicos, reforma política. Isso confirma a simbiose entre mídia e redes sociais”, avalia.

    Uma pesquisa do site Topsy, publicada nesta quinta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo, revela que os links da mídia brasileira responderam por 80% dos endereços de maior alcance nas principais hashtags das manifestações no Twitter. Só 5% eram postagens de blogs, conforme o levantamento.

    Assessoria de Comunicação da Abert

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar