Notícias

    Abert reitera necessidade de conclusão do relatório de testes antes de consultas públicas para faixa de 700 MHz

    A Abert voltou a defender que o governo só prossiga com o processo para a destinação da faixa de 700 MHz à banda larga móvel depois que o relatório final dos testes de interferência entre a TV digital e o 4G seja concluído e analisado por todos os setores envolvidos.

    Durante audiência pública, nesta terça-feira, 8, na Câmara dos Deputados, o diretor-geral da entidade, Luis Roberto Antonik, disse que a análise dos resultados dos testes é fundamental para elaborar um regulamento de mitigação capaz de assegurar que não haverá interferência ente os dois serviços, e consequentemente, lançar com segurança o edital de licitação da faixa.

    "Não vamos deixar que um assunto desta complexidade com tamanhas implicações que tem para a sociedade brasileira seja atropelado. Ou seja, terminemos os testes, publiquemos o relatório, façamos as consultas públicas, todas dentro do sequenciamento recomendado”, afirmou Antonik.
     
    Na semana passada, a Abert, a Abra e a Abratel protocolaram em conjunto um requerimento na Anatel e no Ministério das Comunicações demonstrando a preocupação. O governo prevê lançar, simultaneamente, as consultas sobre o regulamento de interferência e o edital de licitação ainda na primeira quinzena de abril, antes da elaboração e da publicação do relatório final dos testes, que deve ficar pronto somente no final do mês.  

    Para Antonik, o leilão da faixa de 700 MHz deve obedecer a um “sequenciamento lógico e planejado”, assim como ocorreu nos países que também destinaram a faixa para serviços móveis, como Japão, Reino Unido e Estados Unidos. “A única garantia de que o brasileiro não ficará sem o serviço de TV é que esse sequenciamento seja feito de uma forma ordenada e correta: término dos testes de interferência; lançamento do regulamento contra interferência; e depois o edital de licitação”, enfatizou Antonik.  
     
    Ele reiterou ainda a preocupação do setor quanto à promessa do governo de garantir a cobertura dos custos de readequação das TVs e das RTVs, que serão alocadas para os canais do 14 ao 51, o acesso pleno da população ao sinal digital de TV e a proteção do serviço contra as eventuais interferências do 4G.  
     
    RESSARCIMENTO – De acordo com o gerente de Regulamentação da Anatel, Nilo Pasquali, o edital de licitação da faixa de 700MHz trará uma lista com todas as emissoras que terão direito ao ressarcimento custeado pelas teles, e que isso será feito com a aquisição ou a adaptação de equipamentos feitos por uma entidade externa responsável por operacionalizar e coordenar a limpeza da faixa. De acordo com ele,o edital também vai contemplar os custos de adaptação de televisores.

    Assessoria de Comunicação da Abert

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar