A Abraji realiza nos dias 24, 25 e 26 de julho, o 9º Congresso Brasileiro de Jornalismo Investigativo, em São Paulo. Serão oferecidos descontos de até 17% para grupos com seis pessoas ou mais que fizerem a inscrição. Interessados em montar um grupo e aproveitar o desconto, devem entrar em contato com o escritório da Abraji (11 3159 0344) ou pelo e-mail
Jornalista referência em inovação digital, Aron Pilhofer, é presença confirmada no congresso. Recém-saído do New York Times para assumir o cargo de editor-executivo de meios digitais do britânico Guardian, Pilhofer discutirá com Pedro Doria, de O Globo e José Roberto de Toledo, do Estadão, as perspectivas e inovações possíveis para um jornalismo que investe cada vez mais no digital.
Exemplos práticos de inovações em jornalismo digital, por sua vez, serão mostrados por dois jornalistas da NPR, a rádio pública americana. No primeiro dia do Congresso, Brian Boyer discute a importância de produções e aplicativos para smartphones e tablets no jornalismo e ministra uma oficina a respeito do processo de criação desses produtos. No dia seguinte, Joshua Davis compartilha os bastidores da investigação multimídia "Planet Money T-Shirt", em que os repórteres rastrearam o caminho da produção de uma camiseta da produção do algodão à etiqueta.
Profissionais brasileiros também são destaque na programação do evento, especialmente nos painéis que tratam da cobertura eleitoral. Estão confirmados os jornalistas José Roberto de Toledo (Estadão), Bob Fernandes (Terra Magazine), Fernando Rodrigues (Folha de S.Paulo/UOL/Jovem Pan), Roseann Kennedy (Globonews/CBN), Silvia Faria (O Globo), Ricardo Balthazar (Folha de S.Paulo), Hélio Gomes(Terra) e Rodrigo Flores (UOL). Os temas das mesas vão desde o planejamento da cobertura das eleições até maneiras pouco tradicionais de fazê-la.
Entre os especialistas na área, o procurador eleitoral de São Paulo André de Carvalho Ramos tratará de crimes eleitorais e como identificá-los, enquanto Márcia Cavallari (Ibope) e Mauro Paulino (Datafolha) debatem os erros mais comuns na divulgação de pesquisas eleitorais pela mídia.
Também haverá treze oficinas de técnicas jornalísticas – das mais essenciais como texto e narrativa às mais avançadas como limpeza e organização de grandes bases de dados, visualização de informação e introdução à programação. A maioria delas será prática, com computadores à disposição dos participantes para acompanhar o instrutor.
Os painéis acontecem paralelamente – ou seja, a cada horário haverá atividades em mais de uma sala. No ato da inscrição, o participante deverá escolher o painel a que quer assistir em cada horário. Todo participante terá um login e uma senha no sistema de inscrição on-line e poderá fazer alterações na própria grade. Veja aqui a lista completa de palestras e cursos.
Durante o 9º Congresso, a Abraji também fará uma homenagem aos jornalistas Elio Gaspari, colunista da Folha de S.Paulo e de O Globo, e Santiago Andrade, cinegrafista da Band vítima da violência durante um protesto no Rio de Janeiro neste ano.
As inscrições para o 9º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo podem ser feitas individualmente neste link.
Serviço
9º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Quando: de 24 a 26 de julho de 2014
Onde: campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi (r. Casa do Ator, 275)
Inscrições: www.abraji.org.br/congresso
Fonte: Abraji