A Associação das Emissoras de Radiodifusão da Paraná (Aerp) lançou em parceria com o Grupo Meio & Mensagem um projeto para medir o índice de participação do rádio no bolo publicitário do estado.
A iniciativa ganhou o nome de Censo Econômico da Radiodifusão do Paraná e tem a adesão de cerca de 300 emissoras do estado, que informarão mensalmente o faturamento obtido com anúncios.
Os dados serão recolhidos e editados de forma sigilosa pela PricewaterhouseCoopers, a mesma empresa responsável por tabular o Relatório Inter-meios do Grupo Meio& Mensagem, que levanta o volume de investimento publicitário em mídia em todo o país.
No estado do Paraná, apenas doze veículos contribuem com o relatório nacional, “o que está longe de retratar a realidade de faturamento do rádio paranaense”, afirma o presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), Márcio Villela.
“Sabemos que o rádio tem uma representatividade muito maior. Por isso, o projeto busca identificar, com muita clareza, a real participação do rádio paranaense no bolo publicitário”, declara Villela. Os dados também passarão a compor a base nacional do relatório.
O índice servirá para mostrar a agências de publicidade, representantes comerciais, anunciantes, áreas de comunicação social dos governos municipal, estadual e federal que o rádio é uma mídia forte no estado.
A participação do rádio no bolo publicitário brasileiro gira em torno de 4%, de acordo com relatório de mídia do Projeto Intermeios. O dado é calculado com base nos valores das receitas publicitárias de cerca de 150 rádios, das 4.619 emissoras comerciais existentes no Brasil.
Assessoria de Comunicação da Abert